segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto Brasil Alfabetizado


BRASIL ALFABETIZADO : A IGREJA DESENVOLVENDO SEU PAPEL SOCIAL
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado ( Programa BA ), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.
Com muita satisfação e alegria descrevemos nestas entrelinhas, como este projeto está dando certo em nosso município, almejamos que está experiência sirva de exemplos a outros municípios, conjuntamente com estas preciosas parcerias que ao tem valor econômico, mas sim valor humano com dignidade acabar com o analfabetismo no Brasil.
No inicio desta gestão municipal, tivemos conhecimento do Programa Brasil Alfabetizado /MEC, Este projeto atende cidadãos que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever devido a todo o histórico da educação brasileira, onde o acesso não era para todos, o cidadão que não sabe ler nem escrever fica sendo vitima de preconceito e exclusão social e baixa estima, origina-se a partir daí uma porta de acesso a cidadania, despertando o interesse em descobrir o mundo da leitura e escrita.
Em nosso município, aproximadamente de 6 a 8% da população não sabe ler nem escrever, um numero alarmante, ou seja, uma cidade que não é para todos. .
O segredo de termos êxito e qualidade no desenvolvimento do projeto, foi a parceria com diversos segmentos sociais do município, mais especificamente com a AMPASBO (Associação Municipal dos Pastores de Santa Barbara D’ Oeste), que tem como objetivo despertar no meio evangélico o compromisso com questões sociais, exercendo o papel de um verdadeiro cristão despertando amor ao próximo e solidariedade.
Desde o inicio da nossa parceria entre governo municipal / Brasil Alfabetizado – MEC / AMPASBO, temos uma parceria que se propõe e discute junto os problemas que surgem, fazendo com isso uma avaliação periódica, onde todos fazem parte da construção fortificada na tríade: solidariedade – cidadania - trabalho em grupo.
Nossas alfabetizadoras são lideranças da comunidade, grande parcela dessas são evangélicas, ponderamos também a aceitação dos pastores de nosso município, abrindo as portas de suas igrejas para que funcionassem as salas de aula do Brasil Alfabetizado, sem essa parceria teríamos dificuldade em conseguir locais apropriados para a sala de aula, pelo fato dos horários de aula serem de duas a 02h30min horas, períodos Manhã/Tarde/Noite. E com duração de oito meses.
Temos também como positivo a facilidade que os pastores têm em sensibilizar o adulto que não sabe ler nem escrever para começar a aprender, devido ao amor com que tratam suas ovelhas e também os necessitados.
Já abrimos mais de 37 salas de aulas, e aproximadamente 80% dessas salas são nos Templos Evangélicos, graças a parceria e ações descritas nestas linhas, ou seja, tornando esse sonho em realidade.“ Um sonho que sonha só, é só um sonho, o sonho que se sonha junto é realidade ”, diz André Luiz F. dos Santos – Sociólogo e Gestor do Brasil Alfabetizado em Santa Bárbara d´Oeste.


A - Associação Municipal dos Pastores de Santa Bárbara d´Oeste SP, fundada em Agosto de 2009, com o objetivo de levar às igrejas à refletir e desenvolver ações sociais que promovam mudanças de valores e realidades dos cidadãos nas comunidades que estão a sua volta.
“ Jesus, porém, lhes disse : Não precisam ir embora; daí - lhes vós de comer.” MT 14.16. É necessário contextualizar a igreja no que refere ao social. A Igreja precisa se envolver com ação social. A Palavra de Deus é incisiva quando trata da questão social da igreja: " Não te furtes de fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas ao teu próximo : Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo "( Prov. 3 : 27 - 28).
“ Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tg 4.17
“ A AMPASBO desde sua fundação tem como compromisso desenvolver esforços no que se refere a formar cidadãos, e nesse sentido, nós havíamos definido enquanto objetivo, contribuir para elevar o grau de instrução de 1.000 pessoas por ano. Quando conhecemos o André Luiz F. dos Santos – Sociólogo e Gestor do Brasil Alfabetizado em Santa Bárbara d´Oeste, ele nos falou dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação que seria atingir 1.000 pessoas. Vi isso como uma grande oportunidade para desenvolvermos nossos projetos e atingirmos nossos alvos ” disse o Pastor Valdimar Carvalho, Presidente da Ampasbo.
A AMPASBO – Associação Municipal dos Pastores de Santa Bárbara d´Oeste SP é uma instituição que promove oportunidades de realização de sonhos e projetos através de uma proposta baseada em ações efetivas de mudança de valores pessoais e sociais. Desenvolvemos Projetos Sociais que permita aos cidadãos em situação de risco social, oportunidade para que possam contribuir para o desenvolvimento da comunidade o qual está inserido.
Nosso objetivo, é contribuir para a construção de uma sociedade democrática, justa, participativa, sustentável e pacífica fundada na ética cidadã e que assegurem em todos os níveis os direitos políticos e sociais, as liberdades fundamentais, o bem – estar da comunidade adotando todos os meios e instrumentos indispensáveis de suas atividades.
Temos como visão, ser um modelo de referência nacional quanto à excelência no desenvolvimento de Projetos Institucionais de Atuação Integrada.
Para que possamos atingir nossos objetivos, sonhos e projetos, devemos estar pautados em princípios éticos, morais, firmados em atitudes que norteiam a conduta e as ações de uma pessoa e que, inevitavelmente, lhes renderão os melhores resultados, por isso, nossos valores são : Comprometimento ético; igualdade de tratamento aos indivíduos; transparências nas ações; compromisso com o serviço social; envolvimento com a missão da instituição; valorização dos integrantes da instituição; compromisso com Resultados. (conheça mais em www.ampasbo.blogspot.com). São muitos os desafios da Ampasbo, mas como estímulo de vida, usamos uma célebre frase de Mahatma Gandhi, “ É preciso que você se torne a mudança que deseja ver no mundo.”


Assim, a Comunidade Tempo Novo, entrou no projeto, convidados pelo Pastor Valdimar Carvalho em uma reunião do COPASBO, Conselho de pastores de Santa Barbara d’Oeste – SP, quando foi apresentado como projeto social a ser desenvolvido principalmente por igrejas evangélicas da cidade, sentindo a urgência em cumprir Mateus 25: 31,35, logo procuramos a Ampasbo e fizemos questão de nos envolver diretamente com este projeto tão maravilhoso.
Hoje, temos 14 Afabetizandos inscritos na nossa unidade e centenas de outros nas unidades espalhadas por outras igrejas da cidade.
Glória a Deus, centenas de pessoas poderão ler a Palavra do nosso Senhor e conhecer as promessas que Ele nos deixou sem depender de ninguém, só deles mesmos.

Vejamos algumas declarações dos alunos da Pastora e Professora Raquel Netto:

Luzia Miranda 53 anos... “ Eu estou aqui para aprender e a professora tem muita paciência e amor na hora de ensinar, por isso, vou poder usar o que aprendí para sair das dificuldades...”

Messias S Silva 30 anos ... “ estou aprimorando o pouco que eu sabia e aprendendo muito, isso vai me ajudar na vida, e eu vou poder até melhorar meus ganhos ...”

Marina de Lourdes 67 anos... “ vai ser muito útil, porque quando eu precisava ler ou escrever, tinha que pedir aos meus filhos, agora não vou precisar mais...”

Promover ações como essas é de obrigação da Igreja do Senhor Jesus, e nós da Comunidade Tempo Novo temos esta conciência... Pr. Wandenyr Netto, Pr. Da Comunidade Tempo Novo.

Para mim é gratificante ver que pessoas que eram totalmente dependentes de outras pessoas, agora podem sonhar em ser reconhecidos como cidadãos que podem, tanto quanto os outros, ler escrever e ter a sua individualidade... Pra. e Profª Raquel Netto, Pra. da Comunidade Tempo Novo.

Conheça mais a Comunidade Tempo Novo pelo site www.casadaadoracao.com.br

Conheça mais a Ampasbo pelo site: www.ampasbo.blogspot.com